O NeuroGime é um espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo, que visa a estimulação sistemática de diferentes domínios (cognitivo, social, emocional, físico, ocupacional e funcional), direcionado para adultos e idosos. Deste modo, as áreas de intervenção têm como foco patologias como Acidente Vascular Cerebral, Demências, Doenças Desmielinizantes, Defeito Cognitivo Ligeiro, entre outras.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
O NeuroGime pretende ser uma referência na área da Neurorreabilitação, atuando ao nível da prevenção, avaliação e reabilitaçãode perturbações do foro neurológico.
Proporcionar uma resposta personalizada e adaptada às necessidades de cada paciente, respeitando a sua individualidade.
Promover o envelhecimento ativo através da estimulação da autonomia, independência e maximização das capacidades cognitivas, sociais, físicas, emocionais e funcionais dos pacientes.
Possibilitar o desenvolvimento de competências funcionais através da estimulação de diferentes áreas cognitivas, sociais, emocionais, físicas e funcionais.
Fornecer uma rede de suporte a cuidadores e familiares.
Método de diagnóstico que visa a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais das áreas da psicologia, neuropsicologia, fisioterapia e terapia da fala.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar o funcionamento cognitivo global através de testes e instrumentos padronizados que permite caracterizar o perfil cognitivo da pessoa assim como como apoiar o diagnóstico e auxiliar no desenvolvimento do plano de intervenção
Consultas que podem ser conduzidas em formato online, com maior flexibilidade de marcação, nas seguintes especialidades: Psicologia Clínica, Psicologia Pediátrica, Neuropsicologia Clínica, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Psiquiatria.
Especialidade que se dedica à avaliação da linguagem no adulto, tanto no que diz respeito à fala, compreensão de linguagem, escrita e leitura. Visa o despiste de dificuldades de linguagem adquiridas no adulto.
Consulta que se dedica ao rastreio, avaliação e intervenção em distúrbios de memória. Avaliação da capacidade da memória de trabalho, memória a curto prazo, memória a longo prazo e capacidade de aprendizagem de novas informações tanto na modalidade verbal como visual. Visa o despiste de comprometimentos da memória que possam advir de quadros neurológicos/demenciais.
Especialidade que se destina a cuidadores e familiares de doentes crónicos/neurológicos que necessitem de apoio psicológico, psicoeducação ou treino de estratégias para melhorar o cuidado prestado.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos reflexos primitivos, visando compreender e tratar as respostas automáticas do sistema nervoso central que estão presentes desde o nascimento até ao desenvolvimento motor e cognitivo completo. A consulta envolve a identificação de padrões de reflexos primitivos e a aplicação de exercícios e técnicas para integrar esses reflexos e promover o desenvolvimento neurológico saudável em crianças e adultos.
Despiste da Perturbação do Espetro do Autismo e de outras perturbações do desenvolvimento, com a aplicação da ADOS, ADI-R e Escala de Desenvolvimento Griffiths.
Despiste da existência de critérios para diagnóstico de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), em crianças e adultos.
Intervenção terapêutica que envolve a realização simultânea de exercícios físicos (fisioterapia) e exercícios cognitivos (neuropsicologia) e que visa melhorar tanto a capacidade neurocognitiva como psicomotora.
Especialidade que se dedica à promoção da autonomia dos indivíduos ao nível das atividades de vida diária, manutenção e melhoria da funcionalidade e adaptação ao regime terapêutico.
Especialidade que se dedica ao desenvolvimento, manutenção e restauração do movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Subespecialidade da fisioterapia que visa auxiliar os pacientes com limitações físicas ou motoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas.
Espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo através de estimulação sistemática em diferentes funções cognitivas, motoras e do desenvolvimento de competências socioemocionais.
Integração de terapias de neuromodulação que permitem o acesso a agentes modificadores (neuromoduladores), como sinais elétricos, visuais, químicos ou físicos, em áreas do sistema nervoso para otimizar a sua função. Recursos disponíveis: dual trainning, biofeedback, neurofeedback, realidade virtual e estimulação transcraniana (tDCS).
Técnica voltada para a resolução ou amenização de quadros de dor. Indicada para pacientes com quadros de dor muscular, dor de cabeça de origem tensional, contraturas musculares, dores articulares e tensões musculares.
Consulta que tem o intuito de promover o bem-estar, cuidar da saúde, prevenir e tratar a doença, numa visão global e integrada, baseada na confiança e na partilha da decisão.
Terapia que utiliza a música num contexto clínico para prevenção e intervenção em problemas de saúde mental e física.
Técnica de biofeedback que utiliza o EEG exibido em tempo real de forma a monitorizar a atividade cerebral com vista a aumentar o controlo sobre o Sistema Nervoso Central.
Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso.
Especialidade que envolve a aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade através de eletrodos posicionados sobre o couro cabeludo, com o objetivo de modular a excitabilidade neuronal em regiões específicas do cérebro. A corrente elétrica é aplicada de forma não invasiva e indolor.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais na idade adulta.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais na infância e na adolescência.
Psicoterapia dirigida a pessoas com comprometimento neurológico ou desenvolvimental.
Especialidade que se dedica ao diagnóstico, orientação e intervenção da alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Especialidade que assenta num conjunto de exercícios terapêuticos e progressivos de solo, ajustado para alunos com algum tipo de patologia ou alteração postural.
O plano multidisciplinar de avaliação para condições neurológicas é uma abordagem integrada e abrangente, desenhada para oferecer uma visão completa e detalhada do estado neurológico dos pacientes. Este plano envolve a colaboração de diversas especialidades, garantindo uma avaliação precisa e individualizada.
O plano multidisciplinar de tratamento de condições neurológicas, como Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e Doença de Parkinson, é um modelo integrado de cuidados que procura oferecer uma abordagem holística e personalizada para cada paciente.
Especialidade que se dedica à prevenção, educação e reeducação de competências cognitivas e psicomotoras.
Estimulação cognitiva com recurso a um ambiente virtual que simula situações e objetos do dia-a-dia e que promove a reabilitação cognitiva e a interação social.
Sessão gratuita que visa conhecer as problemáticas, selecionar os profissionais adequados e esclarecer dúvidas, com vista ao planeamento da intervenção adequada a cada caso.
Sessão gratuita que visa conhecer as nuances da problemática, selecionar os profissionais e especialidades adequados e esclarecer dúvidas, com vista ao planeamento da intervenção adequada a cada caso.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos problemas de desempenho ocupacional, nomeadamente nas competências motoras e sensoriais.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações relacionadas com a comunicação verbal e não verbal e funções associadas, em crianças e adultos.
Tarefas realizadas em suporte informático que visam melhorar ou manter o funcionamento cognitivo, como a memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio ou linguagem.
Especialidade que visa preparar o idoso para as atividades do dia a dia, prevenindo lesões, atrasando o envelhecimento e evitando doenças comuns na terceira idade através da manutenção de atividade física funcional.
Espaço de melhoria do desempenho neurocognitivo através de estimulação sistemática em diferentes funções cognitivas e do desenvolvimento de competências socioemocionais. Destina-se a todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos que pretendam exercitar e maximizar funções cognitivas e/ou recuperar funções alvo de comprometimento.
Identificação de áreas deficitárias e preservadas do paciente
Para cada paciente é nomeado um gestor de caso
Plano de intervenção individualizado e adaptado às necessidades de cada paciente
Sessões em grupo de treino intensivo em áreas específicas
Avaliações periódicas de monitorização
Memória de trabalho; memória a curto prazo; memória diferida; memória a longo prazo; ensino de estratégias mnemónicas; memória visual; memória espacial; memória auditiva; reconhecimento; e aprendizagem.
Atenção sustentada; aumento do foco atencional; atenção dividida; e atenção seletiva.
Motricidade fina; motricidade global; coordenação; e equilíbrio.
Treino de relaxamento; gestão da raiva; gestão da ansiedade; gestão de conflitos e resolução de problemas; competências sociais; treino de assertividade; e compreensão de regras sociais.
Treino que consiste na estimulação de diferentes tipos de memória (visual e auditiva) e modalidades de memória (memória de trabalho, memória curto prazo e memória longo prazo).
Treino que consiste na estimulação dos domínios físico e funcional. Treino de marcha, treino de padrão de autocontrolo , treino de equilíbrio corporal, treino do movimento muscular.
Treino que consiste na aplicação de diferentes técnicas de relaxamento, de forma a reduzir a ansiedade, aumentar o foco atencional, entre outros.
Treino que recorre a diferentes artes expressivas, nomeadamente a criação teatral, para desenvolver competências pessoais, interpessoais e cognitivas (por exemplo, memória, foco atencional e linguagem).
Gerente e Neuropsicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais.
Psicóloga Clínica
Especialista em Avaliação e Intervenção Psicológica, Terapias Cognitivo-Comportamentais de 2a e 3a Geração, Intervenção em perturbações de humor, de ansiedade, entre outras.
Psicólogo Clínico / Neuroterapeuta
Especialista em avaliação e reabilitação neuropsicológica, da infância à idade adulta, terapia cognitivo-comportamental e terapia centrada nos esquemas.
Psicóloga Clínica e da Saúde
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades e perturbações mentais, emocionais e comportamentais.
Fisioterapeuta Neurológica
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Psicóloga Clínica
Especialista em avaliação e reabilitação neuropsicológica e responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais na idade adulta.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Diretora Clínica / Médica Psiquiatra
Especialista que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades e perturbações mentais, emocionais ou comportamentais na idade adulta.
Enfermeira Especialista em Reabilitação
Especialista responsável pela conceção, implementação e monitorização de planos de cuidados especializados na área da enfermagem de reabilitação.
Audiologista
Especialista em avaliar a funcionalidade dos sistemas auditivo e vestibular, utilizando técnicas de diagnóstico psicoacústicas, acústicas e electrofisiológicas, tanto na criança como no adulto.
Nutricionista
Especialista responsável pela avaliação, diagnóstico, orientação e intervenção na alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos indivíduos em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Médica Interna de Psiquiatria
Dedica-se à prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades e perturbações mentais, emocionais ou comportamentais na idade adulta.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais.
Neuropsicóloga
Especialista responsável pela avaliação e reabilitação das dificuldades cognitivas e que se dedica à neuromodulação (biofeedback e neurofeedback), treino cognitivo, consulta do sono e outros.
Neuropsicóloga
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais em adultos e idosos.
Fisioterapeuta
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Psicomotricista
Especialista responsável pela avaliação, educação e intervenção psicomotoras, esta última também em meio aquático.
Psicólogo Clínico / Neuropsicólogo
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais.
Terapeuta da Fala - Adultos e Idosos
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como outras formas de comunicação não verbal.
Médica Neurologista
Especialista que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o sistema nervoso - cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos.
Terapeuta Ocupacional - Adultos
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos indivíduos em idade adulta, através do envolvimento em atividades significativas.