O Centro de Neurodesenvolvimento foca-se no acompanhamento psicológico, neurológico e neuropsicológico de crianças e adolescentes, atuando em quadros do foro neurológico, neurodesenvolvimental e psicológico, tais como Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbação do Espetro do Autismo, Dislexia, Perturbações de Ansiedade.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
O NeuroGime - Centro de Neurodesenvolvimento pretende ser uma referência no acompanhamento psicológico, neurológico e neuropsicológico de crianças e adolescentes, atuando ao nível da prevenção, avaliação e intervenção em dificuldades/patologias do foro neurológico e/ou psicológico. Assim, através de uma abordagem multidisciplinar, o Centro de Neurodesenvolvimento proporciona uma resposta personalizada à necessidade de cada criança, adolescente e respetiva família.
Proporcionar uma resposta personalizada e adaptada às necessidades de cada criança e adolescente, respeitando a sua individualidade.
Possibilitar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, através da estimulação de diferentes áreas - cognitivas, sociais, emocionais, físicas e funcionais.
Fornecer uma rede de suporte para as crianças e adolescentes e as suas famílias.
Perturbação do Desenvolvimento Inteletual
Atraso Global do Desenvolvimento
Perturbações da Comunicação
Perturbação do Espetro do Autismo
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Perturbações Específicas de Aprendizagem (da leitura, escrita e cálculo)
Alteraçõess do Comportamento
Síndromes Genéticos (ex, Trissomia 21)
Comportamentos Aditivos (abuso de substâncias, jogo, entre outros)
Dificuldades Escolares
Orientação Vocacional
Epilepsia
Avaliação do Quociente de Inteligência, Memória, Atenção, Velocidade de Processamento, Linguagem, Raciocínio, Flexibilidade Mental, Visuoperceção, entre outras
Traumatismo Cranioencefálico
Reabilitação Cognitiva
Especialidade que se dedica ao suporte aos alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem e no fortalecimento de suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Trabalha-se em colaboração com pais, professores e outros profissionais da área educacional para desenvolver planos de intervenção individualizados e implementar estratégias eficazes de apoio ao aluno.
Método de diagnóstico que visa a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais das áreas da psicologia, neuropsicologia, fisioterapia ou terapia da fala.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar o funcionamento cognitivo global da criança ou do adolescente através de testes e instrumentos padronizados que permite caracterizar o perfil cognitivo da crianças assim como apoiar o diagnóstico e auxiliar no desenvolvimento do plano de intervenção.
Métodos de diagnóstico e de avaliação formal que visam a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais com recurso à Escala de Desenvolvimento Griffiths.
Avaliação por audiologia que determina a capacidade para acompanhar discursos, perceber, discriminar e memorizar informação apresentada sob a forma auditiva. Particularmente útil na avaliação de uma possível perturbação do processamento auditivo central.
Consultas que podem ser conduzidas em formato online, com maior flexibilidade de marcação, nas seguintes especialidades: Psicologia Clínica, Psicologia Pediátrica, Neuropsicologia Clínica, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Psiquiatria.
Consulta, destinada a jovens e adultos, pretende dar resposta às dificuldades na construção e/ou gestão pessoal de carreira ao longo do ciclo de vida e com possível impacto na saúde mental (e.g., exaustão emocional, humor deprimido, sintomatologia ansiosa).
Especialidade que visa acompanhar e promover a caminhada parental desde o momento de gestão de expectativas, numa fase pré-concepção, gravidez e pós-parto até à etapa “exigente” do educar um adolescente.
Consulta que pretende promover a participação e autonomia da criança, melhorando a relação pais-filhos.
Serviço de apoio e acompanhamento psicológico especializado em matérias de orientação sexual, expressão e identidade de género, e características sexuais à nascença, para o próprio e/ou familiares.
Consulta que se dedica à avaliação e intervenção nos padrões de comportamento alimentar e nos consequentes pensamentos, emoções e atitudes face à alimentação, responsáveis por consequências ao nível da saúde física e psicológica.
Consulta com vista à avaliação das preocupações com o desenvolvimento psicomotor, comportamento e aprendizagem. Através de uma equipa multidisciplinar, são avaliadas áreas tais como: motricidade, linguagem, interação social, comportamento, aprendizagem ou síndromes genéticas.
Especialidade que visa avaliar as causas associadas às dificuldades de regulação do sono no bebé e criança, nomeadamente a existência de alterações neuroanatómicas, neurofisiológicas ou alterações/inconsistência de rotinas (horários, adequação do espaço, rituais facilitadores do sono,…).
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos reflexos primitivos, visando compreender e tratar as respostas automáticas do sistema nervoso central que estão presentes desde o nascimento até ao desenvolvimento motor e cognitivo completo. A consulta envolve a identificação de padrões de reflexos primitivos e a aplicação de exercícios e técnicas para integrar esses reflexos e promover o desenvolvimento neurológico saudável em crianças e adultos.
Despiste da Perturbação do Espetro do Autismo e de outras perturbações do desenvolvimento, com a aplicação da ADOS, ADI-R e Escala de Desenvolvimento Griffiths.
Despiste da existência de critérios para diagnóstico de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), em crianças e adultos.
Subespecialidade da fisioterapia pediátrica que visa auxiliar bebés, crianças e adolescentes, com limitações físicas ou motoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas.
Especialidade que se dedica ao desenvolvimento, manutenção e restauração do movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Integração de terapias de neuromodulação que permitem o acesso a agentes modificadores (neuromoduladores), como sinais elétricos, visuais, químicos ou físicos, em áreas do sistema nervoso para otimizar a sua função. Recursos disponíveis: dual trainning, biofeedback, neurofeedback, realidade virtual e estimulação transcraniana (tDCS).
Terapia que utiliza a música num contexto clínico para prevenção e intervenção em problemas de saúde mental e física.
Técnica de biofeedback que utiliza o EEG exibido em tempo real de forma a monitorizar a atividade cerebral com vista a aumentar o controlo sobre o Sistema Nervoso Central.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais na infância e na adolescência.
Especialidade que se dedica ao diagnóstico, orientação e intervenção da alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Conjunto de técnicas que visam avaliar as áreas que possibilitem um aumento do autoconhecimento do jovem, para que possa escolher o projeto de vida profissional de forma mais informada.
Subespecialidade do ramo da pediatria que se dedica à avaliação e monitorização do desenvolvimento de crianças e adolescentes com vista à prevenção ou diagnóstico de perturbações associadas ao desenvolvimento.
Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações psicológicas com início na idade pediátrica.
Avaliação e monitorização dos processos psicológicos que constituem o processo educativo, através da compreensão do processo de ensino e aprendizagem.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações mentais, emocionais ou comportamentais que podem ocorrer durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção em competências psicológicas que afetam a performance, com a finalidade de maximizar e otimizar o rendimento.
Especialidade que se dedica à prevenção, educação e reeducação de competências cognitivas e psicomotoras.
Rastreio cognitivo para averiguar necessidade de exame neuropsicológico mais detalhado.
Rastreio do Processamento Auditivo para averiguar necessidade de avaliação do processamento auditivo central mais exaustiva.
Sessão gratuita que visa conhecer as problemáticas, selecionar os profissionais adequados e esclarecer dúvidas, com vista ao planeamento da intervenção adequada a cada caso.
Especialidade de terapia comportamental individualizada, que visa a promoção da qualidade de vida em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico, nos mais variados contextos reais, através da análise e modificação de comportamentos.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos problemas de desempenho ocupacional, nomeadamente nas competências motoras e sensoriais.
Especialidade da Terapia Ocupacional que visa auxiliar bebés, crianças e adolescentes, com limitações motoras e/ou sensoriais decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas. Avaliação e treino de produtos de apoio (incluindo acesso ao computador softwares adaptados).
Intervenção terapêutica que desenvolve o processo neurológico de integração sensorial, ou seja, o processo que interpreta e organiza a informação recebida através do corpo e do mundo que nos rodeia, para que possa ser utilizada no dia-a-dia. No caso das crianças, a intervenção centra-se no brincar, permitindo a exploração e construção de experiências sensoriais e o planeamento de ações adaptativas em relação aos outros e ao meio.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações relacionadas com a comunicação verbal e não verbal e funções associadas, em crianças e adultos.
Tarefas realizadas em suporte informático que visam melhorar ou manter o funcionamento cognitivo, como a memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio ou linguagem.
Especialidade que visa a estimulação da capacidade de processamento auditivo, através de exercícios específicos e da neuroplasticidade do cérebro com vista a melhorar a deteção, análise e interpretação dos estímulos auditivos.
Gerente e Neuropsicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Psicólogo Clínico / Neuroterapeuta
Especialista em avaliação e reabilitação neuropsicológica, da infância à idade adulta, terapia cognitivo-comportamental e terapia centrada nos esquemas.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Enfermeira Especialista em Reabilitação
Especialista responsável pela conceção, implementação e monitorização de planos de cuidados especializados na área da enfermagem de reabilitação.
Audiologista
Especialista em avaliar a funcionalidade dos sistemas auditivo e vestibular, utilizando técnicas de diagnóstico psicoacústicas, acústicas e electrofisiológicas, tanto na criança como no adulto.
Nutricionista
Especialista responsável pela avaliação, diagnóstico, orientação e intervenção na alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação.
Pedopsiquiatra
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos indivíduos em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais.
Psicóloga
Especialista responsável pelo acompanhamento e aconselhamento parental e pela intervenção nas dificuldades sentidas pelos pais no decorrer do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Médica Pediatra
Especialista que se dedica ao acompanhamento de crianças e adolescentes e ao estudo, diagnóstico e tratamento das suas doenças, em particular no que diz respeito às perturbações do neurodesenvolvimento
Psicóloga Pediátrica e Neuroterapeuta
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica e primeira infância.
Neuropsicóloga
Especialista responsável pela avaliação e reabilitação das dificuldades cognitivas e que se dedica à neuromodulação (biofeedback e neurofeedback), treino cognitivo, consulta do sono e outros.
Fisioterapeuta Neuropediátrica
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade neuromotora e funcional nos bebés e crianças.
Fisioterapeuta
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Psicomotricista
Especialista responsável pela avaliação, educação e intervenção psicomotoras, esta última também em meio aquático.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Psicóloga Clínica e da Saúde
Especialista responsável pela avaliação, psicodiagnóstico e intervenção psicológica em contexto clínico e de saúde na infância e adolescência.
Terapeuta ABA
Especialista responsável pela avaliação e intervenção psicológica no âmbito da Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela avaliação e intervenção psicológica em contexto clínico e de saúde na infância e adolescência e pelo despiste da perturbação do espetro do autismo.
Pedagoga
Especialista responsável por dar suporte a alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem e pela a potencialização das suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais, desenvolvendo planos de intervenção individualizados, em colaboração com pais, professores e outros profissionais da área educacional.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Fisioterapeuta Neuropediátrica
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade neuromotora e funcional nos bebés e crianças.
Segunda a Sábado, das 09:00h às 20:00h
Rua Engenheiro Nuno Álvares Pereira, nº 7,
4710-915 Gualtar, Braga
41°33'54.4"N 8°23'57.3"W
41.565097, -8.399248
Autocarros 40 e 41 - Circuito Urbano