Especialidade que se dedica ao suporte aos alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem e no fortalecimento de suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Trabalha-se em colaboração com pais, professores e outros profissionais da área educacional para desenvolver planos de intervenção individualizados e implementar estratégias eficazes de apoio ao aluno.
Método de diagnóstico que visa a recolha de informação clínica em diversos domínios, através da avaliação por diferentes profissionais das áreas da psicologia, neuropsicologia, fisioterapia ou terapia da fala.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar o funcionamento cognitivo global da criança ou do adolescente através de testes e instrumentos padronizados, o que permite caracterizar o seu perfil cognitivo, assim como apoiar o diagnóstico e auxiliar no desenvolvimento do plano de intervenção.
Conjunto de técnicas que visam avaliar as áreas que possibilitem um aumento do autoconhecimento do jovem para que possa escolher o projeto de vida profissional de forma mais informada.
Aplicação da Griffiths, considerada internacionalmente como o instrumento de referência para a avaliação do desenvolvimento infantil.
Avaliação por audiologia que determina a capacidade para acompanhar discursos, perceber, discriminar e memorizar informação apresentada sob a forma auditiva. Particularmente útil na avaliação de uma possível perturbação do processamento auditivo central.
Consultas que podem ser conduzidas em formato online, com maior flexibilidade de marcação, nas seguintes especialidades: Psicologia Clínica, Psicologia Pediátrica, Neuropsicologia Clínica, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Psiquiatria.
Conjunto de técnicas que visam avaliar as áreas que possibilitem um aumento do autoconhecimento do jovem, para que possa escolher o projeto de vida profissional de forma mais informada.
Consulta que pretende promover a participação e autonomia da criança, melhorando a relação pais-filhos.
Consulta que se dedica à avaliação e intervenção nos padrões de comportamento alimentar e nos consequentes pensamentos, emoções e atitudes face à alimentação, responsáveis por consequências ao nível da saúde física e psicológica.
Consulta com vista à avaliação das preocupações com o desenvolvimento psicomotor, comportamento e aprendizagem. Através de uma equipa multidisciplinar, são avaliadas áreas tais como: motricidade, linguagem, interação social, comportamento, aprendizagem ou síndromes genéticas.
Especialidade que visa avaliar as causas associadas às dificuldades de regulação do sono no bebé e criança, nomeadamente a existência de alterações neuroanatómicas, neurofisiológicas ou alterações/inconsistência de rotinas (horários, adequação do espaço, rituais facilitadores do sono,…).
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos reflexos primitivos, visando compreender e tratar as respostas automáticas do sistema nervoso central que estão presentes desde o nascimento até ao desenvolvimento motor e cognitivo completo. A consulta envolve a identificação de padrões de reflexos primitivos e a aplicação de exercícios e técnicas para integrar esses reflexos e promover o desenvolvimento neurológico saudável em crianças e adultos.
Despiste da existência de critérios para diagnóstico de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), em crianças e adolescentes.
Despiste da Perturbação do Espetro do Autismo com a aplicação de duas baterias especializadas para o efeito: ADOS e ADI-R.
Subespecialidade da fisioterapia pediátrica que visa auxiliar bebés, crianças e adolescentes, com limitações físicas ou motoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas.
Especialidade que se dedica ao desenvolvimento, manutenção e restauração do movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Especialidade que utiliza a água como meio terapêutico para promover a recuperação, reabilitação e melhoria da qualidade de vida de pessoas com condições neurológicas. Essa abordagem combina os benefícios físicos e sensoriais da água com técnicas específicas de fisioterapia, terapia ocupacional ou outras intervenções terapêuticas.
Integração de terapias de neuromodulação que permitem o acesso a agentes modificadores (neuromoduladores), como sinais elétricos, visuais, químicos ou físicos, em áreas do sistema nervoso para otimizar a sua função. Recursos disponíveis: dual trainning, biofeedback, neurofeedback, realidade virtual e estimulação transcraniana (tDCS).
Terapia que utiliza a música num contexto clínico para prevenção e intervenção em problemas de saúde mental e física.
Técnica de biofeedback que utiliza o EEG exibido em tempo real de forma a monitorizar a atividade cerebral com vista a aumentar o controlo sobre o Sistema Nervoso Central.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas alterações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais na infância e na adolescência.
Especialidade que se dedica ao diagnóstico, orientação e intervenção da alimentação e nutrição, no que concerne à sua qualidade e adequação, nas crianças e adolescentes.
Sessão gratuita com um técnico especializado para compreensão da problemática, esclarecimento de dúvidas e orientação quanto ao apoio mais adequado. Nesta sessão, é feita uma escuta atenta das necessidades da criança ou adolescente, com o objetivo de identificar o(s) profissional(is) e especialidade(s) mais indicado(s) e definir, de forma personalizada, os próximos passos da intervenção.
Sessão gratuita com um técnico especializado para compreensão da problemática, esclarecimento de dúvidas e orientação quanto ao apoio mais adequado. Nesta sessão, é feita uma escuta atenta das necessidades da criança ou adolescente, com o objetivo de identificar o(s) profissional(is) e especialidade(s) mais indicado(s) e definir, de forma personalizada, os próximos passos da intervenção.
Subespecialidade do ramo da pediatria que se dedica à avaliação e monitorização do desenvolvimento de crianças e adolescentes com vista à prevenção ou diagnóstico de perturbações associadas ao desenvolvimento.
Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações psicológicas com início na idade pediátrica.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações mentais, emocionais ou comportamentais que podem ocorrer durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Avaliação e monitorização dos processos psicológicos que constituem o processo educativo, através da compreensão do processo de ensino e aprendizagem.
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção em competências psicológicas que afetam a performance, com a finalidade de maximizar e otimizar o rendimento.
Especialidade que se dedica à prevenção, educação e reeducação de competências cognitivas e psicomotoras.
Especialidade de terapia comportamental individualizada, que visa a promoção da qualidade de vida em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico, nos mais variados contextos reais, através da análise e modificação de comportamentos.
Especialidade da Terapia Ocupacional que visa auxiliar bebés, crianças e adolescentes, com limitações motoras e/ou sensoriais decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas. Avaliação e treino de produtos de apoio (incluindo acesso ao computador softwares adaptados).
Especialidade que se dedica à avaliação e intervenção nos problemas de desempenho ocupacional, nomeadamente nas competências motoras e sensoriais.
Intervenção terapêutica que desenvolve o processo neurológico de integração sensorial, ou seja, o processo que interpreta e organiza a informação recebida através do corpo e do mundo que nos rodeia, para que possa ser utilizada no dia-a-dia. No caso das crianças, a intervenção centra-se no brincar, permitindo a exploração e construção de experiências sensoriais e o planeamento de ações adaptativas em relação aos outros e ao meio.
Especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações relacionadas com a comunicação verbal e não verbal e funções associadas, em crianças e adolescentes.
Tarefas realizadas em suporte informático que visam melhorar ou manter o funcionamento cognitivo, como a memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio ou linguagem.
Especialidade que visa a estimulação da capacidade de processamento auditivo, através de exercícios específicos e da neuroplasticidade do cérebro com vista a melhorar a deteção, análise e interpretação dos estímulos auditivos.
Diretora Técnica e Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pelo acompanhamento e aconselhamento parental e pela intervenção nas dificuldades sentidas pelos pais no decorrer do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Coordenadora de Psicologia Pediátrica e Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Coordenadora de Neuropsicologia Pediátrica e Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Psicóloga Clínica e da Saúde
Especialista responsável pela avaliação, psicodiagnóstico e intervenção psicológica em contexto clínico e de saúde na infância e adolescência.
Fisioterapeuta Neuropediátrica
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade neuromotora e funcional nos bebés e crianças.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção ao nível das alterações cognitivas, comportamentais e emocionais.
Psicomotricista
Especialista responsável pela avaliação, educação e intervenção psicomotoras, esta última também em meio aquático.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos indivíduos em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas.
Terapeuta Ocupacional
Especialista responsável pelo tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho dos bebés e crianças através da Integração Sensorial.
Psicóloga Pediátrica
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas dificuldades cognitivas, perturbações emocionais e alterações comportamentais na idade pediátrica.
Pedopsiquiatra
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes.
Audiologista
Especialista em avaliar a funcionalidade dos sistemas auditivo e vestibular, utilizando técnicas de diagnóstico psicoacústicas, acústicas e electrofisiológicas, tanto na criança como no adulto.
Terapeuta da Fala
Especialista responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento da comunicação humana e das perturbações associadas.
Terapeuta ABA
Especialista responsável pela avaliação e intervenção psicológica no âmbito da Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
Pedopsiquiatra
Especialista responsável pela prevenção, avaliação e diagnóstico de perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes.
Fisioterapeuta
Especialista responsável por desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.
Pediatra do Desenvolvimento
Especialista que se dedica ao acompanhamento de crianças e adolescentes e ao estudo, diagnóstico e tratamento das suas doenças, em particular no que diz respeito às perturbações do neurodesenvolvimento.
Psicóloga Clínica
Especialista responsável pela avaliação e intervenção psicológica em contexto clínico e de saúde na infância e adolescência e pelo despiste da perturbação do espetro do autismo.
Pedagoga
Especialista responsável por dar suporte a alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem e pela a potencialização das suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais, desenvolvendo planos de intervenção individualizados, em colaboração com pais, professores e outros profissionais da área educacional.