Intervenção terapêutica que desenvolve o processo neurológico de integração sensorial, ou seja, o processo que interpreta e organiza a informação recebida através do corpo e do mundo que nos rodeia, para que possa ser utilizada no dia-a-dia. No caso das crianças, a intervenção centra-se no brincar, permitindo a exploração e construção de experiências sensoriais e o planeamento de ações adaptativas em relação aos outros e ao meio.
O Terapeuta Ocupacional vai de encontro aos interesses e motivações da criança, para que esta se envolva ativamente no processo de intervenção - este é o mote para o desenrolar de todo o processo. Assim, o Terapeuta Ocupacional dedica-se a capacitar a criança para a ocupação, de forma a promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Avaliação Inicial
Anamnese e avaliação da criança e dos diferentes contextos, de forma a perceber qual a competência ou função em défice.
Estabelecimento de Objetivos
Traçados objetivos em conjunto com a família, para que esta seja parte integrante de todo o processo.
Intervenção
Nas sessões de intervenção, a criança tem um papel decisivo sobre as atividades/equipamentos que quer explorar e o Terapeuta Ocupacional molda-se perante as suas escolhas, trabalhando no sentido dos objetivos que foram traçados. Ou seja, o jogo e o brincar estão sempre presentes nas sessões de Integração Sensorial.
Melhorias ao nível dos seguintes domínios:
Perceção
Linguagem
Atenção
Memória
Pensamento abstrato
Regulação emocional
Competências sociais
Autonomia
Motricidade
Coordenação e Equilíbrio
Sono e Alimentação