O Processamento Auditivo diz respeito ao percurso do som desde que este entra no ouvido até que chega ao cérebro. Este envolve uma série de processos e mecanismos auditivos responsáveis por processar os sons de forma correta e, assim, dar sentido ao que ouvimos.
Algumas crianças embora apresentando uma audição normal, têm frequentemente dificuldade em compreender o que as outras pessoas dizem. Estas crianças poderão apresentar perturbação do processamento auditivo central, sendo que, apesar de não apresentarem dificuldades na captação do som pelo ouvido, ouvem de forma desorganizada. Isto deve-se ao facto de apresentarem alterações nas vias que conduzem o som até ao cérebro.
Desta forma, considerando que a função do cérebro é dar sentido aos sons recebidos pelo ouvido, se ele receber uma mensagem auditiva imprecisa, tornar-se-á incapaz de a interpretar e, assim, de dar a resposta adequada.É provável que muitas crianças que têm dificuldades de aprendizagem e de linguagem possam apresentar alterações do processamento auditivo, por isso devemos estar atentos a alguns sinais de alerta:
· Dificuldade na discriminação dos sons da fala;
· Problemas de leitura e escrita;
· Dificuldades na manipulação e memorização de fonemas;
· Baixa capacidade para perceber a fala na presença de ruído;
· Fraca memória auditiva — dificuldade em seguir instruções dadas oralmente;
· Inconsistência nas respostas auditivas;
· Perturbações na linguagem expressiva;
· Défice no reconhecimento dos padrões rítmicos (música);
As causas das alterações do processamento auditivo são ainda desconhecidas, no entanto, podemos associar as alterações do processamento auditivo a outras disfunções, como por exemplo: dificuldades de aprendizagem, atraso na aquisição da linguagem, afasia do desenvolvimento, dislexia do desenvolvimento, défice de atenção e hiperatividade, doença genética, traumatismo craniano, entre outras.Sobretudo em meio escolar, as crianças com alterações do processamento auditivo são consideradas como desinteressadas, distraídas ou desatentas, quando, a sua dificuldade principal é na compreensão do que é dito pelo professor. Mesmo apresentando uma audição normal, têm dificuldade em escrever, interpretar e compreender enunciados.
Concluindo, a avaliação do processamento auditivo assume um papel importante na análise de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem ou perturbações da comunicação. É ainda de salientar que, a avaliação das habilidades auditivas fornece dados importantes para que seja traçado o melhor plano terapêutico, o que resultará numa resposta mais assertiva.